quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AMARANTINA FESTEJA O PADROEIRO SÃO GONÇALO

Em Amarantina, começou a novena em louvor a São Gonçalo, 200px-Goncalo_amarante1 padroeiro do distrito ouro-pretano. As festividades antecedem à tradicional Cavalhada que acontece entre os dias 17 a 20 de setembro.

Na sexta-feira (dia 17), será realizada a procissão que conduzirá a imagem de São Gonçalo até o Parque das Cavalhadas. Já no sábado, a partir das 14 horas, será a vez da Cavalhada Mirim. No domingo, a partir das 15 horas, acontece a Cavalhada dos Adultos. A festa revive uma das grandes batalhas da Idade Média, retratando as lutas entre os Cristãos e os Mouros.

Em trajes militares, montados a cavalo e empunhando as suas espadas e lanças, uniformes a adereços em azul e banco, simbolizando os Cristãos e a cor vermelha e azul, representando os Mouros, as encenações retratam a luta entre o exército Cristão (chefiado pelo imperador Carlos Magno) e o Mouro (comandado pelo almirante Balão). A cena lembra ainda a morte do soldado Espinger considerado um “espião” e traidor, que é simbolizado por um palhaço.

De acordo com o pesquisador Natalino Madalena Filho, autor do livro “Amarantina Conta a sua História”, a primeira encenação da batalha na região aconteceu em 1758, quando das comemorações em louvor a São Gonçalo do Amarante, padroeiro do distrito, que durante o período colonial foi um dos grandes fornecedores de alimentos para os empregados das minas de extração de ouro da antiga Vila Rica.

20070417034953 No próximo ano, o evento, que integra o calendário turístico da região dos Inconfidentes, recebe o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto, a exemplo da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Fundão do Cintra, localidade de Santo Antônio do Salto.

APOIO CULTURAL: www.guiacachoeiradocampo.com.br

Nenhum comentário: