domingo, 13 de setembro de 2009

ÔÔÔ MARIA, FICA SEMPRE AQUI!


“Eis nossa oferta de Flores, eis também nosso louvor, tudo é simples, singelo, mas é doado com amor”!

Seguindo este verso é que a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré ficou repleta para o encerramento das festividades em honra à sua padroeira. Durante todas as manhãs, em cada bairro de Cachoeira do Campo, os fiéis se encontravam para o canto do Ofício de Nossa Senhora. Um ato de fé que encerrava-se com a partilha do café. Gente de todas as comunidades, representantes de todos os setores, visitantes de toda a região, todos na mesma fé, louvando e agradecendo à Maria.
Durante a novena, realizada sempre às 19’30h, os fiéis, num gesto de carinho, agradecimento e amor, ofertaram flores de todas as espécies à Maria e numa só voz entoavam o refrão: “Eis nossa oferta de Flores, eis também nosso louvor, tudo é simples, singelo, mas é doado com amor”. Na noite de sábado e Domingo, a comunidade paroquial pôde apreciar as apresentações das bandas locais e de shows que animaram o povo da praça, que ouvindo uma boa música, curtiam as delícias da barraquinha. Ainda no sábado, a comunidade comemorou o aniversário do pároco, pe. Oldair de Paulo Mateus, que recebeu uma linda homenagem e até mesmo, pétalas de flores. Na manhã do dia 06, todas as 24 comunidades pertencentes à paróquia, trazendo seu santo padroeiro se reuniram na Praça da Matriz, e após a celebração, seguiram em procissão motorizada percorrendo toda a Cachoeira do Campo. Foram cerca de 300 carros. Na chegada, o delicioso tropeiro na praça foi mais um momento de partilha.
Na segunda-feira, dia 7, Cachoeira do Campo foi contemplada com a presença amiga do pe. Rafael Luiz de Souza, que trabalhou em nossa paróquia como seminarista nos anos de 2005 e 2006 e agora, como presbítero, celebrou conosco pela primeira vez a Eucaristia, encerrando assim, a novena.

Oito de Setembro, dia consagrado à Natividade de Maria, os fiéis afluíram em multidão para as celebrações eucarísticas. Na parte da manhã, dedicada especialmente à criançada que em côro, louvaram à Maria de Nazaré. À noite, a multidão não coube no interior da igreja, muitos só conseguiram acompanhar aos arredores da Matriz. Após a celebração, a procissão em mutirão percorreu o bairro Santa Luzia. Um bairro que merece destaque por sua organização, que enfeitaram ruas, casas, postes, fizeram encenações, crianças cantando, enfim, tudo para homenagear a Virgem de Nazaré. Após a procissão, no adro da Matriz, foi realizada uma Ação de Graças, onde filhos e filhas de Maria, crianças em trajes de anjos, irmãs salesianas, e representantes de toda a comunidade, homenagearam e coroaram a nossa Mãe.
Fica o nosso sincero agradecimento a todos que, de alguma forma, colaborou com a nossa festa. Aos padres que se fizeram presentes, à Irmã Maria dos Remédios, às sociedades musicais Euterpe Cachoeirense e União Social, às bandas que fizeram seus shows e ao povo em geral.
Você pode acompanhar as fotos através de nossa galeria, ao lado esquerdo de sua tela. E logo abaixo, você acompanha as fotos da Primeira Missa do pe. Rafael.

Que Nossa Senhora de Nazaré interceda a Deus por todos!
Texto: Luana Arcanjo

Foto: Rodrigo Gomes

Nenhum comentário: