quinta-feira, 26 de agosto de 2010

São Bartolomeu recebeu a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré

visitasaobartolomeuporrodrigogomesm-150x150 O encerramento oficial da Festa de São Bartolomeu aconteceu nesta terça-feira, 24, dia devotado ao Santo, o distrito recebeu centenas de visitantes que com grande louvor e muita fé participaram dos eventos.

Neste ano de 2010, aos gritos fervorosos de “Viva São Bartolomeu!” e “Viva o Divino Santo” somaram-se ao “Viva Nossa Senhora de Nazaré”. A imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré, que visitou todos os setores da paróquia, chegou ao distrito acompanhada por vários peregrinos em carreata. Ela foi acolhida pelo setor sendo conduzida da chegada de São Bartolomeu pelos fiéis, que com muita emoção, acompanharam a procissão até a igreja, onde houve a celebração solene em honra a São Bartolomeu e a Senhora de Nazaré.

Pelas ruas enfeitadas do distrito, com tochas em mãos e ao som da Banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, as imagens foram levadas em procissão, enquanto fogos coloridos riscavam o céu.

O pároco, padre Oldair Mateus, agradeceu aos organizadores da festa de 2010 e a bela acolhida a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A comunidade ainda contou com a presença amiga do padre José Afonso de Lemos, ex-pároco de Cachoeira do Campo.

visitasaobartolomeuporrodrigogomes06capa visitasaobartolomeuporrodrigogomes01m-150x150 visitasaobartolomeuporrodrigogomes02m-150x150 visitasaobartolomeuporrodrigogomes03m-150x150 visitasaobartolomeuporrodrigogomes04m-150x150 visitasaobartolomeuporrodrigogomes05m-150x150

Convidamos aos paroquianos e devotos da Virgem de Nazaré, para as comemorações da festa da padroeira e dos 300 Anos de fundação da paróquia, de 30 de agosto a 8 de setembro, acompanhe a programação no site da paróquia: www.paroquiansnazare.com.br.

Colaborou: Rodrigo Gomes
Presidente da AMIC
www.guiacachoeiradocampo.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o setor de Santo Antônio do Leite

visitasetordoleite04porrodrigogomesm-150x150 Era uma manhã ensolarada de domingo, 22 de agosto de 2010, e a carreata seguiu da Matriz de Cachoeira do Campo rumo ao Setor de Santo Antônio do Leite onde uma multidão aguardava a chegada da imagem da Virgem Maria, Senhora de Nazaré.

As bandeirinhas brancas e azuis nas mãos dos fiéis, os fogos, o calor humano, e os cânticos saudavam a chegada da Mãe que veio ao encontro de seu povo, e caminheiros com Maria seguiram até a Igreja de Santo Antônio de Leite.

Ao iniciar a Celebração Eucarística, presidia pelo monsenhor Celso Murilo Reis, foi feita a entrada solene da imagem. A celebração prosseguiu e ao final da mesma uma emocionante homenagem foi feita pelas jovens e crianças da comunidade.

Acompanhe o relato de Sônia Aparecida Ferreira, que pertence a comunidade de Santa Luzia no Catete: “Conduzida em procissão motorizada, de Cachoeira do Campo a Santo Antônio do Leite, a imagem teve uma calorosa acolhida pelos habitantes das comunidades de Catete, Chapada, Gouveia e Leite. A celebração, presidida pelo monsenhor, emocionou a todos.

Houve uma belíssima homenagem a Nossa Senhora fazendo alusão ao rosário: quinze jovens vestindo túnica branca, cantando e carregando contas que representavam cada mistério, coroaram nossa Senhora.

O grupo de adolescentes “Magia da Flauta”apresentou a música “Maria de Nazaré” e, encerrando, duas crianças pequeninas entoaram “Mãezinha do céu”. Foi, com certeza, uma bela manhã de graças e bênçãos!”visitasetordoleiteporrodrigogomesm-150x150 visitasetordoleite01porrodrigogomes  visitasetordoleite02porrodrigogomes visitasetordoleite04porrodrigogomesm-150x150 visitasetordoleite05porrodrigogomesm-150x150

Dando continuidade às visitas as sedes dos setores que formam a paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo, hoje dia 24, é a vez do Setor de São Bartolomeu. O setor está realizando a festa de seu padroeiro e receberá pela primeira vez a visita da Imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré.

Colaborou: Rodrigo Gomes
Presidente da AMIC
www.guiacachoeiradocampo.com.br
www.paroquiansnazare.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Setor de Glaura acolheu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Cachoeira do Campo

glaura03 Dentro da Liturgia da Assunção da Virgem Maria, dia 14 de Agosto, sábado, o Setor de Glaura acolheu a imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré que durante o mês de agosto está visitando a sede dos setores da paróquia.

Os fiéis aguardavam a chegada da imagem na entrada do distrito e a carreata que a acompanhava ainda percorreu algumas ruas da comunidade. Depois os fiéis de Glaura saíram em procissão até a Igreja Santo Antônio, tendo as ruas enfeitadas e os cânticos entoados em louvor a Virgem Maria.

Ao chegar à igreja houve a veneração e a reza do terço e na Celebração Eucarística, presidida pelo pároco Pe. Oldair Mateus, foi ministrado ainda o sacramento do batismo a três crianças. Nas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré o coral local realizou a coração da imagem e a comunidade ofertou flores e cânticos.

Aplaudida pelos fiéis a imagem retornou a Cachoeira do Campo, de onde no próximo dia 22 de Agosto saíra em carreata para o setor de Santo Antônio do Leite às 09 hs da manhã.

Parabenizamos o setor de Glaura pela bela acolhida a Nossa Senhora de Nazaré!

glaura04 glaura glaura01 glaura02

Colaborou: Rodrigo Gomes
Presidente da AMIC
www.guiacachoeiradocampo.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FESTA DE SÃO BARTOLOMEU 2010

A Comunidade de São Bartolomeu está em Festa!

 
ass

Acompanhe as informações oficiais do evento no blog:

www.saobartolomeu2010.blogspot.com

Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br

Cachoeira do Campo abre oficialmente as comemorações da festa da padroeira e dos 300 anos da paróquia

Em clima de muita alegria e muita fé, os paroquianos do Setor de Rodrigo Silva, receberam no último sábado, dia 7 de agosto, a visita da imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que há mais de 300 anos chegou por estas terras trazida pelos bandeirantes liberados por Manoel de Mello.

cachoeira_campo_nsranazare_festa05

Neste ano de 2010, a paróquia se alegra em festejar 300 anos de história e de evangelização a serviço do povo de Deus. Segundo os registros paroquiais, em 1708 já era Cachoeira do Campo paróquia de missão e em 1710, por provisão episcopal do então terceiro bispo da Diocese do Rio de Janeiro, dom Frei Francisco de São Domingos, foi elevada a paróquia devido a sua importância para a região.

A paróquia era formada por uma grande região até meados do século XX, muitos são os registros das capelas filiais à Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Nos tempos atuais, a mesma é dividida em cinco setores: Cachoeira do Campo, Glaura, Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu.

Durante o mês de agosto, pela primeira vez em toda sua história, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, visitará os setores da paróquia, numa demonstração de união e de fé de toda a comunidade. Rodrigo Silva e todo o seu setor já foram visitados neste último sábado, uma bela recepção foi preparada pela comunidade: velas, flores, balões, banda e cânticos. Após a concentração na Gruta de Nossa Senhora da Conceição, os fiéis seguiram em procissão até a igreja de Santo Antônio onde houve calorosa Celebração Eucarística, presidida pelo pároco, padre Oldair Mateus, e seguida por diversas homenagens à padroeira.

As visitas continuam. No próximo sábado, dia 14, será a vez do Setor de Glaura. A concentração da carreata acontece às 17 horas na Matriz em Cachoeira do Campo e a chegada prevista para as 18 horas em Glaura. No dia 22 de agosto, domingo, será a vez do setor de Santo Antônio do Leite e no dia 24, terça-feira, dia de São Bartolomeu, é a vez do seu setor.

cachoeira_campo_nsranazare_festa04 cachoeira_campo_nsranazare_festa031-300x225 cachoeira_campo_nsranazare_festa02-300x225

Texto e Fotos: Rodrigo Gomes

Presidente da AMIC

www.guiacachoeiradocampo.com.br

www.paroquiansnazare.com.br