segunda-feira, 20 de abril de 2009

História - Curiosidades da Paróquia


Em 21 de abril de 1727 foi esta paróquia canonicamente visitada pelo Exmº Revrº Dom Antônio de Guadalupe, Bispo de Rio de Janeiro, cuja a diocese pertencia o território de Minas, foi a primeira vez que uma autoridade católica visitava Minas.

Fonte: Monografia Histórica - Pe. Affonso de Lemos

Foto: Brasão de Dom Frei Antônio de Guadalupe

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Igreja das Mercês - II Bazar Beneficente


II BAZAR BENEFICENTE EM PROL DA CONTINUIDADE DAS OBRAS DE REFORMA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS.


Dia: 19/04/2009 (Domingo)

Horário: 9:00 hs

Local: Em frente a Capela de São Geraaldo - Alto do Beleza


A SUA COLABORAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA!

sábado, 11 de abril de 2009

Sexta – Feira Santa de fortes emoções


Aguardada com grande expectativa e ansiedade, a Encenação da Paixão e Morte de Jesus, foi um momento de fortes emoções tocando fundo o coração da comunidade.
Uma grande equipe de leigos, coordenados pelo Pe. Oldair, lutaram contra o tempo e realizaram, pela primeira vez na história da paróquia, as encenações dos últimos instantes de Cristo em meio a humanidade.
A Praça Felipe dos Santos (Praça da Matriz) ficou repleta e os atores deram um verdadeiro show de evangelização. Os comentários, elogios e incentivos não param de ser apresentados ao pároco e aos leigos.
Pedimos a Deus que sempre ilumine o pastoreio do Pe. Oldair e a vida e o talento dos leigos e leigas voluntários nestas encenações.
No domingo de Páscoa, à noite, serão encenadas a Ressurreição e Jesus e os Discípulos de Emaús.
Nossos sinceros parabéns a toda a equipe das encenações!

Uma Feliz e Santa Páscoa a todos!!!


É Ressurreição! É vida nova! Aleluia!
Realmente, este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos. Nós somos novas criaturas! Isso não é conquista, mas graça d'Ele. Nós tivemos, nesses dias, a oportunidade de recebê-la [graça], basta agora fixá-la. E como a gente faz isso? Primeiro, acreditando. Tão bonito o Evangelho no qual vemos Maria Madalena contando que a pedra havia sido removida (cf. João 20, 1-18). Ela e suas companheiras viram o anjo, que lhes pediu que fossem anunciar aos outros que o Senhor ressuscitara. E ela contou isso aos apóstolos, mas eles não acreditaram, já que estavam muito transpassados por terem vivido toda a realidade da morte e sepultamento do Messias. Era demais para eles ouvirem-nas afirmando isso; embora o Senhor tivesse dito a eles que ressuscitaria. Mas João, cheio de amor pelo Senhor, vai junto. Ele não tinha ainda fatos concretos para acreditar, mas o coração dele vai em direção ao sepulcro. E Pedro também, apaixonado por Jesus, discípulo que errava, mas amava, vai com o companheiro João. Este chega, vê como está o túmulo, mas não entra. Que beleza, gente! Naquele momento tudo muda dentro dele [João]. Ele vê aqueles panos enrolados e tudo o mais e escreve no seu Evangelho que entrou, viu e creu (cf. João 20, 4-8). Na Ressurreição de Jesus, eu recebi uma graça de ressurreição, de ter uma mente nova, um coração novo, um amor renovado. Para que isso se realize basta acreditar. Que esta palavra dê a cada um desses meus irmãos a graça da fixação desta graça recebida, de retomar a vida nova. Eu e você começamos agora o primeiro dia do resto da nossas vidas, desta vida nova que recebemos do Senhor. Nós adquirimos têmpera e vamos viver esta vida nova, porque somos homens e mulheres novos! Rezemos: Fixa, Senhor, esta graça, e que ela seja absorvida pelo nosso ser mais profundo. Recebemos a graça da ressurreição, mas agora, sabendo que é preciso fixação, que Seu Espírito fixe essa graça em nós. Cristo ressuscitou! É vida nova! Aleluia!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Hino á Cruz Gloriosa


A cruz gloriosa do Senhor ressuscitadoé a árvore da minha salvação;dela me alimento, nela me deleito,nas suas raízes cresço,nos seus ramos me estendo.O seu orvalho me reconforta,a sua brisa me fecunda,à sua sombra ergui a minha tenda.Na fome alimento,na sede fonte,na nudez roupagem.Augusto caminho,minha estrada estreita,escada de Jacob,leito de amordas núpcias do Senhor.No temor defesa,nas quedas apoio,na vitória a coroa,na luta és o prémio.Árvore da salvação,pilar do universo,o teu cimo toca os céuse nos teus braços abertos
chama-me o amor de Deus.
.
Hino Litúrgico.

Tríduo Pascal - O Grande Momento da Semana Santa


A palavra tríduo na prática devocional católica sugere a idéia de preparação. Às vezes nos preparamos para a festa de um santo com três dias de oração em sua honra, ou pedimos uma graça especial mediante um tríduo de preces de intercessão.
O tríduo pascal se considerava como três dias de preparação para a festa de Páscoa; compreendia a quinta-feira, a sexta-feira e o sábado da Semana Santa. Era um tríduo da paixão.
No novo calendário e nas normas litúrgicas para a Semana Santa, o enfoque é diferente. O tríduo se apresenta não como um tempo de preparação, mas sim como uma só coisa com a Páscoa. É um tríduo da paixão e ressurreição, que abrange a totalidade do mistério pascal. Assim se expressa no calendário:
Cristo redimiu ao gênero humano e deu perfeita glória a Deus principalmente através de seu mistério pascal: morrendo destruiu a morte e ressuscitando restaurou a vida. O tríduo pascal da paixão e ressurreição de Cristo é, portanto, a culminação de todo o ano litúrgico.
Logo estabelece a duração exata do tríduo:
O tríduo começa com a missa vespertina da Ceia do Senhor, alcança seu cume na Vigília Pascal e se fecha com as vésperas do Domingo de Páscoa.
Esta unificação da celebração pascal é mais acorde com o espírito do Novo Testamento e com a tradição cristã primitiva. O mesmo Cristo, quando aludia a sua paixão e morte, nunca as dissociava de sua ressurreição. No evangelho da quarta-feira da segunda semana de quaresma (Mt 20,17-28) fala delas em conjunto: "O condenarão à morte e o entregarão aos gentis para que d'Ele façam escarnio, o açoitem e o crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará".
É significativo que os pais da Igreja, tanto Santo Ambrosio como Santo Agostinho, concebam o tríduo pascal como um todo que inclui o sofrimento do Jesus e também sua glorificação. O bispo de Milão, em um dos seus escritos, refere-se aos três Santos dias (triduum illud sacrum) como aos três dias nos quais sofreu, esteve no túmulo e ressuscitou, os três dias aos que se referiu quando disse: "Destruam este templo e em três dias o reedificaré". Santo Agostinho, em uma de suas cartas, refere-se a eles como "os três sacratíssimos dias da crucificação, sepultura e ressurreição de Cristo".
Esses três dias, que começam com a missa vespertina da quinta-feira santa e concluem com a oração de vésperas do domingo de páscoa, formam uma unidade, e como tal devem ser considerados. Por conseguinte, a páscoa cristã consiste essencialmente em uma celebração de três dias, que compreende as partes sombrias e as facetas brilhantes do mistério salvífico de Cristo. As diferentes fases do mistério pascal se estendem ao longo dos três dias como em um tríptico: cada um dos três quadros ilustra uma parte da cena; juntos formam um tudo. Cada quadro é em si completo, mas deve ser visto em relação com os outros dois.
Interessa saber que tanto na sexta-feira como na sábado santo, oficialmente, não formam parte da quaresma. Segundo o novo calendário, a quaresma começa na quarta-feira de cinza e conclui na quinta-feira santa, excluindo a missa do jantar do Senhor 1. na sexta-feira e na sábado da semana Santa não são os últimos dois dias de quaresma, mas sim os primeiros dois dias do "sagrado tríduo".
Pensamentos para o tríduo.
A unidade do mistério pascal tem algo importante que nos ensinar. Diz-nos que a dor não somente é seguida pelo gozo, senão que já o contém em si. Jesus expressou isto de diferentes maneiras. Por exemplo, no último jantar disse a seus apóstolos: "Se entristecerão, mas sua tristeza se trocará em alegria" (Jn 16,20). Parece como se a dor fosse um dos ingredientes imprescindíveis para forjar a alegria. A metáfora da mulher com dores de parto o expressa maravilhosamente. Sua dor, efetivamente, engendra alegria, a alegria "de que ao mundo lhe nasceu um homem".
Outras imagens vão à memória. Todo o ciclo da natureza fala de vida que sai da morte: "Se o grão de trigo, que cai na terra, não morre, fica sozinho; mas se morrer, produz muito fruto" (Jn 12,24).
A ressurreição é nossa páscoa; é um passo da morte à vida, da escuridão à luz, do jejum à festa. O Senhor disse: "Você, pelo contrário, quando jejuar, unja-se a cabeça e se lave a cara" (MT 6,17). O jejum é o começo da festa.
O sofrimento não é bom em si mesmo; portanto, não devemos buscá-lo como tal. A postura cristã referente a ele é positiva e realista. Na vida de Cristo, e sobre tudo na sua cruz, vemos seu valor redentor. O crucifixo não deve reduzir-se a uma dolorosa lembrança do muito que Jesus sofreu por nós. É um objeto no que podemos nos glorificar porque está transfigurado pela glória da ressurreição.
Nossas vidas estão entretecidas de gozo e de dor. Fugir da dor e as penas a toda costa e procurar gozo e prazer por si mesmos são atitudes erradas. O caminho cristão é o caminho iluminado pelos ensinos e exemplos do Jesus. É o caminho da cruz, que é também o da ressurreição; é esquecimento de si, é perder-se por Cristo, é vida que brota da morte. O mistério pascal que celebramos nos dias do sagrado tríduo é a pauta e o programa que devemos seguir em nossas vidas.
Programação - Cachoeira do Campo - MG
09/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
20:00h – Missa vespertina da Ceia do Senhor, cerimônia do Lava-pés e adoração até meia noite
10/04 – SEXTA-FEIRA SANTA
06:00h – Via Sacra saindo da Igreja Matriz.
15:00h- Ação litúrgica e adoração da cruz.
18:30h – Encenação da Paixão e morte de Jesus, sermão do descendimento na Praça da Matriz e procissão do Senhor Morto
11/04 – SÁBADO SANTO
22:00h – Celebração da Vigília Pascal e bênção do fogo novo
12/04 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
07:30h – Missa e procissão da Ressurreição
19:00h–Missa na matriz e encenação da Ressureição.

domingo, 5 de abril de 2009

Domingo de Ramos abre oficialmente a Semana Santa 2009

Nesta manhã do Domingo de Ramos, dentro da liturgia da Semana Santa, centenas de fiéis se reuniram em frente a Igreja de Nossa Senhora das Dores (1761), onde a celebração teve início. Depois em caminhada foram seguindo até a Igreja Matriz (1701) entoando cânticos e em oração.
O Pároco, Pe. Oldair, o Diácono Permanente Jean e o seminarista Donizete, acompanhados dos ministros da eucaristia, coroinhas e fieis, deram prosseguimento à liturgia no interior da Igreja Matriz, que estava repleta de fiéis com os seus ramos salvando o Cristo Rei dos Reis. Em sua homilia, o Pe. Oldair, nos alertou sobre a necessidade de termos a coragem de Cristo no cumprimento de sua missão, sendo assim servos de verdade e confiantes na palavra do Pai.
Ainda neste domingo, às 19 h e 30 min, acontece a Celebração Eucarística presidia pelo Monsenhor Celso Murilo Reis. E nesta segunda, dando continuidade ás festividades, às 19 horas, Missa na Matriz seguida de procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores até a sua Igreja.

Paróquia acolhe o trabalho missionário das Irmãs do Cenáculo durante a Semana Santa

Neste sábado que antecede o início da Semana Maior para nós cristãos, nossa paróquia acolheu as missionárias Irmãs de Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo, para um trabalho com as nossas comunidades durante a Semana Santa. Os setores da paróquia contarão com a presença das missionárias que estarão rezando, visitando e refletindo com o povo a caminhada do Cristo Jesus, do Calvário à sua Glória na Ressurreição.
O grupo está composto de irmãs de votos perpétuos, noviças e aspirantes: Do Rio de Janeiro a Irmã Nazaré, de Belo Horizonte as Irmãs Helena, Maria Lúcia e as aspirantes Rafaela e Valéria e de Contagem as Irmãs Elizabeth e Elaine e a noviça Francisca.
As Irmãs de Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo são de origem francesa e a sua missão é o despertar o aprofundamento da fé, através de retiros populares, catequese, animação bíblica e missões populares. O contato para as jovens que sentem o chamado para a vida religiosa é o seguinte: telefone.: (31) 3451-5022 e o e-mail.:
cenaculobh@yahoo.com.br, falar com Ir. Helena.
Irmãs do Cenáculo sejam bem vindas em nossa comunidade paroquial e se sintam em casa.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

São Francisco de Paula - O Santo do Dia

Nasceu na cidade de Paula, na Calábria, em 1416. Recebeu este nome devido a devoção de seus pais a São Francisco de Assis. Em sinal de gratidão a uma cura recebida por intercessão do santo, viveu um tempo no Convento Franciscano.Amor a Deus e ao próximo marcaram sua história, e seu lema pessoal era a caridade.Depois de sair do convento, foi em peregrinação com seus pais para Roma, e ali descobriu seu chamado a vida eremítica. Ficou na Itália, em uma região distante, dedicando-se à vida de oração e penitência. Um homem da caridade, em comunhão com as dores da humanidade e da Igreja.Muitos descobriram sua santidade e iam até ele pedir conselhos. Alguns desses descobriam sua vocação e permaneciam. Com isso, Francisco de Paula fundou uma ordem eremítica (Ordem dos Mínimos), que tinha como lema a caridade.São Francisco de Paula, rogai por nós!


Nota: Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré; está erguida desde 1877 a Capela de São Francisco de Paula na antiga Rua do Campo, hoje a rua leva o nome do santo.