terça-feira, 31 de março de 2009

Padre José Afonso completa 08 anos de sacerdócio


Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Pe. José Afonso de Lemos

Neste 31 de março, comemoramos com muita alegria, o 8º aniversário de ordenação do nosso querido Pe. José Afonso.Este é um dia festivo para todos nós e principalmente para Deus, ao ver que um filho amado ao qual escolhestes para trilhar em seus caminhos, tornou-se um pastor de muitas ovelhas, pois um dia ouviu seu chamado e disse seu sim.E nós somos muito gratos, Pe. José Afonso, pelo seu sim, onde Deus nos presenteou com a sua convivência em nossa comunidade por quase dez anos, que se refletem numa bela e forte história. Obrigado pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por com todos nós; por ser este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em direção a Deus.!Que Nossa Senhora de Nazaré, interceda a Deus por ti !
Parabéns!! Deus o Proteja hoje e sempre!!

domingo, 29 de março de 2009

Semana das dores de Nossa Senhora


Semana das dores de Nossa Senhora
Esta semana que precede o domingo de Ramos é dedicada à lembrança das dores de Nossa Senhora


Coroa de Nossa Senhora das Dores
Esta devoção teve início na Itália em 1617, pela Ordem dos Servos de Maria, assim como a missa que é celebrada, em todo mundo, em 15 de setembro e é um dos frutos do carisma mariano, cultivado desde 1233 nessa Ordem.

Consta de:

Oração para todos os dias
1ª dor de Nossa Senhora
2ª dor de Nossa Senhora
3ª dor de Nossa Senhora
4ª dor de Nossa Senhora
5ª dor de Nossa Senhora
6ª dor de Nossa Senhora
7ª dor de Nossa Senhora


Oração para todos os dias
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nós vos louvamos Senhor, e vos bendizemos! Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
Nós contemplamos Vossas Dores, ó mãe de Deus! E vos seguimos no caminho da fé!

Primeira dor - Profecia de Simeão
Simeão os abençoou e disse a Maria, Vossa mãe: 'Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma' Lc 2,34-35.
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Segunda Dor - Fuga para o Egito
O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: 'levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
“Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito' Mt 2,13-14
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias.

Terceira Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltavam, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem.
Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura Dele. Lc 2,43b-45.
Reza-se agora 1 Pai nosso e 7 Ave-Marias.

Quarta Dor - Jesus encontra a Vossa Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Lc 23,26-27
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Quinta Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
Junto à cruz de Jesus estavam de pé Vossa Mãe, a irmão de Vossa Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe:
'Mulher, eis ai o teu filho!'. Depois disse para o discípulo: 'Eis ai a tua Mãe!' Jo 19,15-27a.
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sexta Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz.
Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz. MC 15,42
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sétima Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro
Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e O envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ai que puseram Jesus. Jo 19,40-42a
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Outra Oração para Nossa Senhora das Dores
Minha mãe dolorosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todas os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo neles vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade.
Amém!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Programação Semana Santa 2009


SEMANA SANTA 2009

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Cachoeira do Campo MG
CF/2009 – Fraternidade e Segurança Pública: “A Paz é fruto da Justiça”

CACHOEIRA DO CAMPO

“Saíram ao encontro de Jesus com ramos de palmeira, exclamando: Hosana!” (Jo 12, 13)
De 28/03 à 03/04

19:00h- Setenário das Dores na Igreja Matriz

05/04 – DOMINGO DE RAMOS
07:30h – Bênção e procissão de ramos saindo da Igreja N. Senhora das Dores e missa na matriz
19:30h: Missa na matriz

06/04 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
19:00h – Celebração e procissão com a imagem de N. Senhora das Dores.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Designação dos Diáconos - Paróquia acolhe Diac. Jean


Os Diáconos ordenados no dia 14 deste mês, na Basílica de São José, em Barbacena, receberam do Sr. Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha as seguintes designações: Diác. Afrânio Vieira de Almeida, Paróquia de Jequeri e Quase-paróquia de São Sebastião do Grota; Diác. Edmárcio Moreira Gomes, Paróquia de Mercês; Diác. Eliseu Donisete Paiva Gomes, Paróquia de São Sebastião, em Barbacena; Diác. Geraldo Dias Buzziani, Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; Diác. Jean Lúcio de Souza, Paróquia de Cachoeira do Campo; Diác. Paulo Henrique Ribeiro Marino, Paróquias de Senador Firmino e Dores do Turvo.



Foto: Rodrigo Gomes

quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia de São José - 19 de Março

Celebra-se hoje, 19 de março, a solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu Patrono."Celebre a José a corte celeste, prossiga o louvor o povo cristão: só ele merece à Virgem se unir em casta união". Ele é um dos santos mais conhecidos e amados no Cristianismo. Por isso, inspirou o nome a dezenas de santos da Igreja e também a cristãos do mundo todo, que neste dia comemoram seu onomástico.O nome José, em hebraico, significa: "Deus cumula de bens" e, sem dúvida, este casto, amado e humilde carpinteiro de Nazaré foi cumulado de bens ao aceitar a nobre missão de esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo:"Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescrevera: acolheu em sua casa a sua esposa" (Mt 1,24).A grande devoção dos cristãos por São José está fundamentada nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição. Ele é reconhecido e invocado como modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande família de Deus, que é a Igreja.Embora na Bíblia pouco se fale sobre a figura dele, o que nos é comunicado testemunha com clareza o papel indispensável dele para a missão de Cristo. Homem justo, trabalhador, silencioso, fervoroso, foi trabalhado pelas mãos do Oleiro Divino a ponto de ser constituído elo entre o Antigo e o Novo Testamento. Dessa forma confere a Jesus a linhagem de Davi, porque, acima de tudo, foi um homem de fé e coragem:"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa" (Mt 1,20b.24). São José, valei-nos!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cachoeira do Campo revive o Setenário das Dores


De 28/03 a 03/04 a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré realizará o Setenário das Dores da Virgem Maria. A cerimônia que acontecia até muitos anos atrás havia ficado esquecida, mas agora será realizada como mais um ato de piedade e fé neste tempo da quaresma. A celebração das Dores da Virgem Santíssima acontecerá às 19 horas na Matriz.

Um pouco da história...

Nesta Região dos Inconfidentes nasceu uma das principais celebrações quaresmais - o ‘Septenário’ das Dores - uma das mais belas tradições de Minas Gerais, celebrado nas sete sextas-feiras que antecedem a Semana Santa. A meditação do “Stabat Mater” (estava a Mãe Dolorosa, junto a cruz, lacrimosa) convida todos ao recolhimento e a meditação sobre o exemplo e os sofrimentos da mais sublime das mulheres; nesta cerimônia há grande presença da música setecentista, o latim, o incenso, os motetos e muita fé.
As sete dores de Maria, representadas nos sete punhais, são: 1ª Quando Maria ouviu do velho Simeão que uma espada de dor transpassaria sua alma, 2ª A agonia na fuga para o Egito, 3ª A amargura de Maria ao perder seu filho amado no Templo de Jerusalém, 4ª O encontro com seu amado filho com a pesada cruz nas costas, 5ª A agonia que teve Maria ao ver morrer seu Filho crucificado entre dois ladrões, 6ª A angústia que teve Maria quando despregaram da cruz o corpo de seu Filho e o colocaram em seus braços e a 7ª A soledade que teve Maria ficando sem seu filho, nem vivo, nem morto.


"Nossa Senhora das Dores não será sempre sofrer e derramar lágrimas, mas uma postura de coragem, de amor e de vida."

Cônego Simões, 2008

Paróquia articula lançamento de seu site


A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em sintonia com as novas formas de evangelização, está articulando o lançamento de sua página na internet. O endereço www.paroquiansnazare.com.br já está no ar em caracter experimental e conta com a ajuda e a opinião de todos para sua melhor apresentação.

A estrutura e os assuntos irão abranger a vida da comunidade paroquial, a religião, a história da paróquia, a cultura e os movimentos de nossa região e da arquidiocese.

Somando-se ao já existente blog da paróquia, o site é mais uma chama na comunicação paroquial e vem germinando da semente da Pascom (Pastoral da Comunicação) que pretendemos lançar.


Outras informações: (31) 3553 - 1796

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mutirão de Confissões


Novos horários para as confissões em Cachoeira do Campo

Dia 31/03, TERÇA-FEIRA, À PARTIR DAS 16Hs, NAS CAPELAS DE SÃO JOSÉ E SÃO FRANCISCO.

Pastoral da Criança


CONVIDAMOS A TODOS OS AGENTES DA PASTORAL DA CRIANÇA E DEMAIS INTERESSADOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO QUE SERÁ REALIZADO A PARTIR DO DIA 9/03. OS INTERESSADOS DEVERÃO FAZER A SUA INSCRIÇÃO NO ESCRITÓRIO PAROQUIAL, NESTA SEGUNDA, 9/03, DE 8H ÀS 12H.

AVISOS PAROQUIAIS

COMUNICAMOS Q TODOS QUE AS INSCRIÇÕES DE CATEQUESE PARA A COMUNIDADE DO CENTRO SERÁ REALIZADA NO DIA 10 DE MARÇO, DE 14H ÀS 17H, NO SALÃO PAROQUIAL.

quinta-feira, 5 de março de 2009

SE LIGA NA AGENDA PAROQUIAL PARA MARÇO


Agenda:
Dia 07/03/2009
13h- Plenário Paroquial dos Grupos de Reflexão

08/03/2009: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

14/03/2009
- 8h - Reunião paroquial da pastoral do Dízimo
- 10h – Ordenação Diaconal na Basílica de São José Barbacena/MG

15/03/2009
- Curso para Catequistas – Salão Paroquial
- Após a Missa das 8 horas, Bazar Beneficente no Adro da Matriz

19/03/2009
- Curso de batismo de 19h às 22h no salão paroquial.
inscrições até o dia 18, no escritório paroquial.

22/03/2009
Curso de batismo, de 8h ás 11h no salão paroquial.

Feliz Dia Internacional da Mulher! - 08/03


Mulher...Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

Que divide sua alma em duas

Para carregar tamanha sensibilidade e força

Que ganha o mundo com sua coragem

Que traz paixão no olharMulher,

Que luta pelos seus ideais,

Que dá a vida pela sua famíliaMulher

Que ama incondicionalmente

Que se arruma, se perfuma

Que vence o cansaçoMulher,

Que chora e que ri Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,

Cheias de mistérios e encanto!

Mulheres que deveriam ser lembradas,amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

(desconheço o autor)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Igreja das Mercês - Bazar Beneficente


BAZAR BENEFICENTE EM PROL DA CONTINUIDADE DAS OBRAS DE REFORMA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS.


Dia: 15/03/2009 (Domingo)
Horário: Após a Missa das 8:00 hs
Local: Adro da Matriz




A SUA COLABORAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA!

Curso de Preparação para o Sacramento do Batismo


Próximo Curso de Preparação para o Sacramento do Batismo

Datas:

Dia: 19/03, 5ª Feira; 19 às 22 h


Dia:22/03,Domingo; 8h às 11h

Local: Salão Paroquial


Informações: (031) 3553-1796 (Horário Comercial)
e-mail: paroquia@intercampo.com.br