sábado, 28 de fevereiro de 2009

ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUESE


"IDE E ANUNCIAI O EVANGELHO"



Acontecerá no dia 15/03, o curso paroquial de catequese, de 8 horas às 16 horas, no Salão Paroquial. As catequistas deverão fazer a sua inscrição no Escritório Paroquial até o dia 10/03.


Maiores informações: Escritório Paroquial (Horário Comercial) tel.: 31 3553 – 1796

ENCENAÇÕES NA SEMANA SANTA


Esta sendo planejada a realização de encenações durante a Semana Santa.
Quem quiser participar, informe-se no escritório paroquial.
Contamos com a ajuda de todos, ajude-nos a evangelizar através do teatro. É a cultura a favor do anúncio de Jesus.
Desde já o Pe. Oldair agradece.


Maiores informações: Escritório Paroquial (Horário Comercial) tel.: 31 3553 – 1796

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Horários das Missas (Finais de Semana)

1º DOMINGO

8hs – Matriz

9:30hs – Batizados /Matriz

14hs – Bocaina17hs – Rodrigo Silva

19hs - Matriz


2º DOMINGO

8hs – Matriz

10hs – S. Antônio Leite

16:30hs – S. Bartolomeu

19hs - Matriz


3º DOMINGO

8hs – Matriz

15hs – Arrozal

17hs – Rodrigo Silva

19hs - Matriz


4º DOMINGO

8hs – Matriz

10hs – S. Antônio Leite

14hs – Chapéu do Sol

16:30hs – S. Bartolomeu

19hs - Matriz


5º DOMINGO

8hs – Matriz

15hs – Moraes

19hs - Matriz

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Tempo de Quaresma


Depois da alegria ou euforia das festas e férias, chegamos a um tempo
de mais tranqüilidade, reconsideração, oração, penitência e caridade.


Para o mundo cristão, Quaresma é tempo de repensarmos nossa vida
e nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

É um dever natural de gratidão para com o Criador e respeito pela vida,
buscarmos a paz e darmos mais atenção ao resumo dos mandamentos:
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.”




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Terço rezado só pelos homens


"Homens em oração, famílias em união."

A Oração do Terço rezado pelos homens, acontece sempre as quartas-feiras às 19 h e 30 mim na Matriz, somente havendo alteração devido alguma celebração especial que coincida com a data.

Contamos com sua presença.



Maria, Mãe da esperança, Mulher que nos ensina a

amar e sempre nos aponta o caminho para Cristo.

Horários das Missas de Cinzas em toda a paróquia


Horários das Missas de Cinzas na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e abertura da Campanha da Fraternidade 2009


8 h - Matriz Nossa Senhora de Nazaré

8 h - Igreja de Santo Antônio - Rodrigo Silva

10 h - Igreja de Santo Antônio - Santo Antônio do Leite

15 h - Igreja de São Bartolomeu - São Bartolomeu

17 h - Igreja de Santo Antônio - Glaura/Casa Branca

19 h - Matriz de Nossa Senhora de Nazaré


Fonte: Escritório Paroquial tel.: 0xx31 3553-1796

O sentido da Quarta-Feira de Cinzas


A quarta-feira de cinzas na Igreja é um momento especial porque ela nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases na imposição das cinzas serve de lembrete para nós: ‘Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.’ A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A quarta-feira de cinzas leva-nos a visualizar a quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia da quarta-feira de cinzas mostra-nos a esmola, a oração e o jejum, dando-nos o princípio da quaresma, jejum, oração e esmola.
A própria quarta-feira de cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.
Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).
A quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.
Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de Francisco diante do crucifixo - mas geralmente, a minha penitência é algo que eu gosto muito, oferto aquilo que eu gosto para Deus, neste tempo quaresmal.
Você que fuma, por exemplo, deixe de fumar na quaresma, e tenho certeza que após a quaresma Deus o libertará do vício do cigarro. Você que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus te leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo tão abstrato que não vai levar a nada. Faça penitência de novela, você que assiste. Tem que ser algo que leve a conversão.
O Espírito Santo te levará a penitência que você precisa fazer nesta quaresma.

Por Padre Roger Luis

Comunidade Canção Nova

-->

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Oração da CF 2009



Oração
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus, que nos abrigais à sombra de vossas asas, defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Nesse tempo em que nos chamais à conversão, à esmola, ao jejum, à oração e à penitência, pedimos perdão pela violência e pelo ódio que geram medo e insegurança. Senhor, que a vossa graça venha até nós e transforme nosso coração. Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo, para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão. Sejam criadas as condições necessárias para que todos vivamos em segurança, na paz e na justiça que desejais.
Amém.

CNBB e a CF 2009


Tema: Fraternidade e Segurança Pública Lema: “A paz é fruto da Justiça”
Objetivo Geral:
Suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.
Objetivos Específicos:1 – Desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz.2 – Denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para crimes comuns3 – Fortalecer a ação educativa e evangelizadora, objetivando a construção da cultura da paz, a conscientização sobre a negação de direitos como causa da violência e o rompimento com as visões de guerra, as quais erigem a violência como solução para a violência4 – Denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, a fim de incorporar ações educativas, penas alternativas e fóruns de mediação de conflitos que visem à superação dos problemas e à aplicação da justiça restaurativa5 – Favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares e de políticas públicas com vistas à superação da violência e de suas causas e à difusão da cultura da paz6 – Desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança7 – Despertar o agir solidário para com as vítimas da violência8 – Apoiar as políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos
para maiores informações acesse o site da CNBB:www.cnbb.org.br

Hino da CF 2009


HINO DA CF 2009
1. Ó povo meu, chegou a mim o teu lamento,Conheço o medo e a insegurança em que estás.Eu venho a ti, sou tua força e teu alento.Vou te mostrar caminho novo para a paz
Onde pões tua confiança?Segurança, quem te traz?É o amor que tudo alcança;Só a justiça gera a paz!
2.Quando o direito habitar a tua casa,Quando a justiça se sentar à tua mesa,A segurança há de brincar em tuas praças;Enfim, a paz demonstrará sua beleza
3. A segurança é vida plena para todos:Trabalho digno, moradia, educação;É ter saúde e os direitos respeitados;É construir fraternidade, é ser irmão.
4. É vão punir sem superar desigualdades;É ilusão só exigir sem antes dar.Só na justiça encontrarás tranquilidade;Não-violência é o jeito novo de lutar.
5. É como teia de aranha, a segurança (Jó 8,14)De quem confia só nas armas, no poder.Não é violência, não são grades ou vingançaQue irão fazer paz e justiça florescer.
6. Eu desposei-te no direito e na justiça;Com grande amor e com ternura te escolhi. (Os 2,18)Como aceitar o desrespeito, a injustiça,A intolerância e o desamor que vêm de ti?!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Nossa Senhora de Lourdes - 11 de Fevereiro


No dia 11 de fevereiro de 1858 uma menina de 14 anos, Bernadete Soubirous, simples e humilde, que não sabia ler e escrever direito, foi em companhia de uma irmã e de uma vizinha recolher lenha perto de Massabielle. Deviam passar uma torrente descalças. Como Bernadete sofresse de asma hesitava em pôr o pé na água fria.Ouviu um barulho entre as árvores e levantou os olhos. Viu uma senhora com as faces radiantes, vestida de branco, com uma faixa azul, toda sorridente. Recitou com Bernadete um terço, fazendo uso do rosário que trazia sempre consigo. Foi a irmãzinha de Bernadete que revelou aos pais o segredo. Proibiram a volta à gruta. Como a menina não parasse de chorar deixaram-na retornar. A aparição se repetiu no dia 18 de fevereiro.A senhora sorriu ao gesto da menina que aspergia a rocha com água benta. Depois disse: “Queres ter a bondade de vir aqui durante quinze dias? Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro.” Durante as aparições a senhora pediu que se rezasse pelos pecadores e convidou os fiéis à penitência.No dia 25 de fevereiro convidou-a a beber numa fonte, indicando-lhe o lugar. Bernadete arranhou a superfície da terra e começou a verter água que se tornou a fonte milagrosa. A senhora manifestou o desejo de ter ali uma igreja. O pároco, incrédulo, disse a Bernadete: “Dize a essa senhora que diga o seu nome.” A resposta foi: “Eu sou a Imaculada Conceição.” Havia quatro anos apenas que Pio IX proclamara esse dogma. Primeiro houve proibição da parte das autoridades, mas depois o imperador Napoleão III consentiu o acesso à gruta. Peregrinos de todas as partes do mundo vão buscar o maior dos milagres de Lourdes que é a paz do espírito. Mas houve também numerosos prodígios físicos nesses mais de cem anos de história de Lourdes.Extraído do livro - "Um santo para cada dia", de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.

Padre Oldair toma posse em Cachoeira do Campo


Já na tarde desta quinta-feira, 22 de Janeiro, o clima era de euforia entre os paroquianos da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo – MG. A igreja Matriz toda ornada e de braços abertos para acolher o padre Oldair de Paulo Mateus, que à noite, na Celebração Eucarística, tomaria posse como o novo pároco desta comunidade. Ao redor da Praça da Matriz (Praça Felipe dos Santos) várias faixas saudavam o novo pároco, mensagens das pastorais e movimentos, do comércio local e das bandas de música, davam o tom da calorosa acolhida. Ao aproximar o horário da Santa Missa, os sinos da Matriz soaram anunciando a boa notícia da chegada daquele que irá conduzir os passos daquela gente. Seus familiares, amigos e os paroquianos de Catas Altas, vieram saudar padre Oldair que agora assume o pastoreio nesta paróquia que engloba cinco distritos importantes de Ouro Preto num total de vinte e nove comunidades. O Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, presidiu a celebração que foi antecedida pelos rituais de posse, onde o novo pároco ouviu a leitura de sua provisão de nomeação, fez o seu juramento de fidelidade à Igreja e à Arquidiocese de Mariana, renovou suas promessas feitas em sua ordenação e recebeu o abraço de acolhimento dos irmãos do sacerdócio, entre eles padres Salesianos, e dos coordenadores das pastorais. Após a tocante celebração, padre Oldair foi acolhido pelo padre Jésus em nome da Forania de Ouro Preto e em seguida pelo padre Elias Bartolomeu Leoni, que renovou a alegria de sua presença na Região Mariana Norte. Os paroquianos de Catas Altas, num gesto de doação de seu pastor ao novo rebanho, prestaram uma linda homenagem ao padre Oldair. E com uma canção que destacava o sacerdócio e o serviço à paróquia de Nossa Senhora de Nazaré acolheu aquele quem vem em nome do senhor para nos conduzir. Com a leitura da ata de posse e a sua assinatura pelos padres presentes e os representantes da comunidade, ao som do hino a Nossa Senhora de Nazaré a celebração foi encerrada e o novo pároco Oldair foi acolhido com um caloroso abraço por seus antigos e novos paroquianos.